Casos de Dengue permanecem estáveis e bloqueio químico com orientações aos moradores continua nos bairros infestados


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim de Monitoramento da Dengue, referente à 27ª semana de 2020, nesta terça-feira (07).

Como consta no referido Boletim de Monitoramento da Dengue, nesta semana, foram notificados 10 novos casos suspeitos, ou seja, diminuiu em relação à semana passada, quando foram notificados 25 casos suspeitos.

Nas últimas semanas, os números de casos notificados suspeitos de Dengue foram os seguintes: 26 na 20ª semana; 24 na 21ª semana; 26 na 22ª semana; 11 casos na 23ª semana; 20 na 24ª semana; 32 casos na 25ª semana; 25 na 26ª semana; e 10 casos suspeitos notificados nesta que é a 27ª semana  epidemiológica de 2020.

Feitos os devidos ajustes e atualizações dos últimos boletins epidemiológicos, o total acumulado de casos notificados suspeitos chegou nesta semana a 3.806. Desse total, 2.665 são casos positivos e 1.091 são negativos. Resta ainda aguardar o resultado de 50 exames laboratoriais de casos notificados suspeitos.

O total acumulado de casos notificados se refere à soma dos casos de janeiro (776), fevereiro (1.490), março (1.036), abril (261), maio (147), junho (87) e primeira parcial de julho (09 casos).

BLOQUEIO QUÍMICO

Para conter e prevenir o avanço de casos notificados de Dengue, a SMS de Três Lagoas, por meio das equipes de Endemias e Controle de Vetores, continua realizando ações de bloqueio químico de contenção dos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e ações de orientação, de casa em casa, aos moradores de determinadas localidades.

Estas ações de bloqueio, usando bombas costais motorizadas para pulverização do inseticida,  se fizeram necessárias nos bairros onde foram confirmados, recentemente, casos de Dengue.

Foram realizados bloqueios químicos em localidades dos bairros Vila Aeroporto (proximidades da Vila Verde) e no Bairro Parque São Carlos, nas imediações da Escola Municipal São Carlos.